curso

ANSIEDADE E DEPRESSÃO:

FUNDAMENTOS DO MANEJO CLÍNICO EM GESTALT-TERAPIA. 

COM O PROF. DR. ÊNIO BRITO PINTO*

Vivências de ansiedade, ainda que muito dolorosas, são possibilidades de crescimento e de autoatualização. Por isso, é necessário que dialoguemos com nossas ansiedades, saudáveis ou patológicas, funcionais ou disfuncionais, compreendendo-as como oportunidades de flexibilização de nossos padrões existenciais, ampliação de nosso autossuporte e de nosso suporte ambiental, apropriação de nossa coragem de ser. Um pequeno roteiro para nosso diálogo: como diferenciar a ansiedade patológica da saudável? Como diferenciar a ansiedade que precisa de tratamento? Quais as principais diferenças entre o olhar fenomenológico e o olhar da psiquiatria tradicional? Quais as ansiedades mais comuns na pós-modernidade? Como é o manejo clínico da ansiedade? Como lidar com a ansiedade do terapeuta?

Da mesma forma, vivências de depressão também são oportunidades de crescimento quando bem acolhidas e manejadas em terapia. A depressão, resultante de uma combinação de fatores hereditários e ambientais, é um complexo de sintomas psicopatológicos sem etiologia uniforme, uma síndrome em que aspectos psíquicos e somáticos se interrelacionam de uma maneira extremamente individual para cada pessoa. O manejo clínico no processo psicoterápico com uma pessoa em depressão exige paciência, tolerância para com as repetições, um amor presente que facilite ao cliente resgatar a aceitação de sua condição humana.

VAGAS

LIMITADAS

30 e 31 ago. e 01 set.

18h às 22h

9 às 18h

9 às 13h

Investimento:

R$ 500,00 para estudantes

R$600,00 para profissionais
em até 3x sem juros

ou 12x com acréscimo

no cartão de crédito

pelo PagSeguro.

*Ênio Brito Pinto - CRP 06/14675

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1979), especialização em Psicopedagogia pela UNIP (1994), mestrado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002, com o tema "Orientação Sexual na Escola e Religião: Um encontro não confessado", é doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007, com a tese "Gestalt-terapia de Curta Duração Para Clérigos Católicos: Elementos para a prática clínica" e fez o pós-doc em Psicologia Clínica na PUC/SP (2012, "A Compreensão Diagnóstica em Gestalt-terapia em diálogo com o DSM-IV-TR"). Atualmente, além de ser psicoterapeuta (gestalt-terapeuta), é professor do Instituto Gestalt de São Paulo e professor convidado em diversos institutos de Gestalt-terapia no Brasil.  Possui diversos artigos e capítulos de livros publicados no Brasil e no México. Participa de grupo DIVERPSI, do CRP/SP, voltado para a compreensão da interface entre a psicologia e os saberes tradicionais.

Carga Horária:
16 horas

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - cinza Círculo

+55 85 3211.1074 I 98202.7902 (Whatsapp)

Av. Desembargador Moreira, 2120, 2º andar, Aldeota I Fortaleza I Ceará I Brasil