publicações

Publicação aware Centro Sartre: da filosofia à psicologia

SARTRE: DA FILOSOFIA À PSICOLOGIA

Publicação da Editora Fi  resultante de um projeto interinstitucional, relacionado ao GT Psicologia & Fenomenologia, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPPEP) que tem como objetivo levar algumas das contribuições da filosofia sartriana para a psicologia. ⁣⁣O livro, que tem nosso coordenador Prof. Dr. Georges Bloc Boris como um dos organizadores e coautor de dois capítulos, propõe uma reflexão crítica sobre questões contemporâneas, seguindo o curso do pensamento de Sartre.⁣

Publicação aware centro Fenomenologia(s) e Saúde Coletiva

FENOMENOLOGIA(S) E SAÚDE COLETIVA

Fruto da tese de doutorado da nossa coordenadora Profa. Dra. Anna Karynne, com a Profa. Dra. Maria Lúcia Bosi, o livro: "Fenomenologia(s) e Saúde Coletiva", o livro busca conhecer a tessitura da fenomenologia no campo da Saúde Coletiva. As autoras debatem as indagações e aportes fenomenológicos nesse campo e a interface Fenomenologia e Saúde (Coletiva).
 

Publicação aware centro SofrimentoExistenciaLiberdadeTemposCrise

SOFRIMENTO, EXISTENCIA E LIBERDADE EM TEMPOS DE CRISE

Obra com as palestras e conferências do II Congresso Internacional de Fenomenologia Existencial e do III Encontro Nacional do GT Psicologia & Fenomenologia-ANPEPP, realizados em Natal, RN, no mês de setembro de 2019. O título do livro, tema do evento, convocou "pesquisadores, profissionais e estudiosos da Psicologia e da Fenomenologia a refletirem e pensarem sobre os sofrimentos existenciais e as possibilidades humanas de existir com liberdade e potência de vida diante dos acontecimentos que caracterizam o nosso tempo." Na página 255, no capítulo "Vale a pena ficar adulto?", nossos coordenadores Ma. Yara Pimenta e Prof. Dr. Georges Boris contemplam a indagação de existir de uma criança, que somadas às crises pessoais, de desenvolvimento e às requisições da infância contemporânea trouxeram questionamentos existenciais sobre os valores, o projeto de ser e a morte. Um estudo de caso que contempla a defesa de que “o homem tem de poder escolher a vida em todas as circunstâncias” Jean-Paul Sartre.

Publicação aware centro O Gesto Fenomenológico

O GESTO FENOMENOLÓGICO - CORPO, AFETO E DISCURSO NA CLÍNICA

Publicação do Instituto de Psicologia Fenomenológico–Existencial do Rio de Janeiro – IFEN com reflexões produzidas pelos membros do Grupo de Trabalho - Psicologia & Fenomenologia, da ANPEPP- Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia, entre eles nossos coordenadores Prof. Dr. Georges Boris e Profa. Dra. Anna Karynne Melo.
Na página 209, Anna Karynne nos apresenta o “Cuidado em saúde como gesto sob o olhar da Fenomenologia de Merleau-Ponty”, e, na página 231, Georges discorre sobre “O gesto fenomenológico diante da angústia: Elementos para uma Psicoterapia Existencial.”

Publicação aware centro interfaces entre saude mental genero e v

INTERFACES ENTRE SAÚDE MENTAL, GÊNERO E VIOLÊNCIA

Editada pela EdUECE, a obra contempla a análise de gênero no desenvolvimento de programas e políticas de saúde mental, e traz uma construção coletiva do conhecimento acerca de questões de discriminação de gênero, pobreza, posição social e várias formas de violência contra as mulheres. No Capítulo 8, nossos coordenadores Luiza Camila Holanda de Matos, Prof. Dr. Georges Daniel Janja Bloc Boris e Profa. Dra. Anna Karynne Melo, em co-autoria com Christina Cesar Praça Brasil, Maxmíria Holanda Batista e André Barata, discutem 'A Experiência Vivida da Maternidade na Contemporaneidade'.

Publicação aware Alice no País das Maravilhas

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS: A EXPERIÊNCIA DE DEPRESSIVIDADE NO DIÁLOGO ENTRE GESTALT-TERAPIA E PSICOPATOLOGIA FENOMENOLÓGICA

Artigo de nossas coordenadoras Profa. Dra. Anna Karynne Melo, Ma. Jamile Barreto Aquilino, Prof. Dr. Georges Bloc Boris, juntamente com o Prof. Dr. Lucas Guimarães Bloc e Profa. Dra. Virginia Moreira publicado na Memorandum, v.34, 2018, p. 150-170. Descreve a experiência da depressividade num atendimento de psicoterapia, articulando a gestalt-terapia e a psicopatologia fenomenológica de Arthur Tatossian a partir de uma interrelação entre as noções de sujeito.

Publicações aware Congresso.png

III CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA & FENOMENOLOGIA / II ENCONTRO NACIONAL DO GT PSICOLOGIA E FENOMENOLOGIA - ANPEPP / I CONGRESSO INTERNACIONAL DE FENOMENOLOGIA EXISTENCIAL

Resumos dos trabalhos de co-autoria ou autoria dos nossos coordenadores:

- MECANISMOS DE EVITAÇÃO DE CONTATO NO ATENDIMENTO INFANTIL - CASO LÉO

Yara Pimenta Rodrigues e Anna Karynne Melo

Página 80


 

- UMA COMPREENSÃO FENOMENOLÓGICA DA SÍNDROME DE TOURETTE

Yara Pimenta Rodrigues e Anna Karynne Melo

Página 108


 

- UMA NOÇÃO DA ESQUIZOFRENIA NA PSICOPATOLOGIA FENOMENOLÓGICA

Antonia do Carmo Brasileiro Andrade, Anna Karynne Melo e Silvia Fernandes do Vale

Página 109

 

- A DANÇA DE ANITA: IMPROVISAÇÃO E CRIAÇÃO EM PROCESSOS ARTÍSTICOS E PSICOTERAPÊUTICOS SOB UMA PERSPECTIVA SARTREANA

Cristiana Fernandes Moura, Isabel Maria de Araújo Botelho e Georges Daniel Janja Bloc Boris.

Página 118

 

- A EXPERIÊNCIA DE SER MÃE EM CONTEXTO DE HOSPITALIZAÇÃO

Debora de Sousa Rodrigues, Georges Daniel Janja Bloc Boris e Anna Karynne Melo.

Página 128


 

- SAÚDE MENTAL, PSICOLOGIA E FENOMENOLOGIA: COMO PENSAR ESSA INTERLOCUÇÃO?

João Marcos de Araújo Leite, Anna Karynne Melo e Virgínia Moreira.

Página 181


 

- ANALISANDO OS CONCEITOS DE SAÚDE, DE DOENÇA E DE CLÍNICA NOS SERVIÇOS DE PSICOLOGIA DO BRASIL

Davi Barreto, Anna Karynne Melo e Virgínia Moreira.

Página 190


 

- O (NÃO) LUGAR DA(S) FENOMENOLOGIA(S) NA SAÚDE COLETIVA

Anna Karynne Melo e Maria Lúcia Magalhães Bosi

Página 200


 

- OS SENTIDOS DAS MASCULINIDADES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA SOBRE A CONSTRUÇÃO SOCIAL DOS SENTIDOS DAS MASCULINIDADES NA CONTEMPORANEIDADE

Rafaelle Fernanda Costa Benevides, Vannessa Brasil Fernandes de Oliveira e Georges Daniel Janja Bloc Boris.

Página 206