curso introdutório

Gestalt-Terapia: história, pressupostos e fundamentos

Quatro encontros de três horas aos sábados, durante o mês de março/18, totalizando 12 horas de carga horária.

Os módulos são independentes  e podem ser cursados individualmente ou em conjunto.

Confira os conteúdos e convidados:

: : MÓDULO I - 10/03/18 - HISTÓRIA DA GESTALT-TERAPIA

Convidada Especial: Gercy Campos* (CRP 11/00008)

*Professora doutora Maria Gercileni Campos de Araújo foi para Recife em 1969 para estudar Psicologia, diante da ausência do curso em Fortaleza. Graduou-se em Psicologia no ano de 1973 na Faculdade de Filosofia do Recife (FAFIRE), à época pertencente à Universidade Federal de Pernambuco. Em 1974, Gercy, já professora na FAFIRE, foi convidada para prestar concurso público para uma vaga de professora no curso de Psicologia da UFC, fundado naquele ano e carente de psicólogos em seus quadros docentes. Em 1975, passa a ensinar a primeira turma de Psicologia da UFC, tornando-se a primeira psicóloga concursada e contratada para ensinar neste curso e uma das pioneiras no desenvolvimento da Psicologia no Ceará.

Em 1977, participa de um Workshop em Recife, no qual participou Carl Rogers, um dos fundadores da Psicologia Humanista e criador da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP). No ano de 1979, facilita, juntamente com Theresse Amelie Tellegen, docente da USP, um workshop em Gestalt-Terapia, para a primeira e segunda turma do curso de Psicologia da UFC, o primeiro grupo de Gestalt-Terapia realizado em Fortaleza. Em 1981, realiza o primeiro Workshop em Gestalt-Terapia e ACP de Fortaleza, juntamente com Afonso Henrique da Fonseca, psicólogo de Maceió, tornando-se referência em Psicologia Humanista e influenciando pelo menos duas gerações inteiras de psicólogos no Ceará.

 

: : MÓDULO II - 17/03/18 - PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E FILOSÓFICOS DA GESTALT-TERAPIA

Convidado: Georges Daniel Janja Bloc Boris* (CRP 11/0145)

*Psicólogo (1981), mestre em Educação (1992) e doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2000). Realizou estágio pós-doutoral em Filosofia Prática pela Universidade da Beira Interior, em Covilhã, Portugal (2016). Professor titular do Curso de Psicologia (1985) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (1997) da Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Psicoterapeuta humanista-fenomenológico, formador de psicoterapeutas e supervisor com foco em Gestalt-Terapia. Coordenador do Laboratório de Psicopatologia e Clínica Humanista Fenomenológica - APHETO. Tradutor de Ego, Fome e Agressão: Uma Revisão da Teoria e do Método de Freud, de Frederick Perls (2002). Autor de Falas de Homens: A Construção da Subjetividade Masculina (2002; 2011) e de Grupos Vivenciais e Cooperação: Uma Perspectiva Gestáltica (2013). Revisor de diversos periódicos. Tem experiência na área das abordagens humanistas em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: gestalt-terapia, abordagem centrada na pessoa, psicodrama, filosofia e epistemologia da psicologia, fenomenologia, temas existenciais, práticas grupais, construção das subjetividades masculina e feminina, relações de gênero, poder e violência. Desenvolveu estudos sobre a cooperação nos pequenos grupos humanos, particularmente no que se refere às práticas vivenciais e psicoterápicas em fenomenologia existencial. Da mesma forma, nos últimos anos, tem se dedicado mais sistematicamente a explorar a literatura fenomenológico-existencial de Jean-Paul Sartre, buscando estabelecer articulações teóricas, metodológicas e clínicas de suas concepções com temas existenciais, voltados à produção de textos e pesquisas nos campos da clínica fenomenológico-existencial e das relações de gênero. Assim, busca desenvolver estudos e pesquisas a partir do método fenomenológico e produzir textos que contemplem as diversas possibilidades dos temas existenciais e das relações sociais de gênero, considerando que a subjetividade humana, múltipla por natureza, é construída sobre alicerces socioculturais, e que o sofrimento psíquico é uma conseqüência freqüente dos conflitos gerados pelas diversas possibilidades de manifestação da subjetividade. Nesta perspectiva, orienta alunos e ministra disciplinas dos Programas de Graduação e Pós-Graduação em Psicologia. Foi, de 2009 a 2016, membro do Conselho Deliberativo do Instituto Maria da Penha. Foi presidente do Instituto de Psicologia Humanista e Fenomenológica do Ceará entre 2011 e 2013. É membro do grupo de trabalho Psicologia & Fenomenologia da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP e coordenador do aware Centro de Gestalt-Terapia.

: : MÓDULO III - 24/03/18 - FUNDAMENTOS BÁSICOS I (Aqui e Agora, Figura e Fundo e Fluxo de Experiência)

Convidado: Lucas Guimarães Bloc*

*Doutorando em Psicopatologia e Psicanálise na Université Paris Diderot - Paris VII, sob orientação da Profa. Mareike Wolf-Fédida. Bolsista Capes de Doutorado Pleno (2014-2018). Graduado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Mestre em Psicologia pela UNIFOR (2010-2012). Diploma Universitário em Fenomenologia Psiquiátrica na Université de Nice (2015-2016). Professor efetivo do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Pesquisador do APHETO - Laboratório de Psicopatologia e Psicoterapia Humanista-fenomenológica Crítica do Mestrado de Psicologia da UNIFOR desde 2007. Possui formação em Psicoterapia Humanista-Fenomenológica. Atua como psicoterapeuta e tem experiência na área de psicologia jurídica. Atualmente, é presidente do Instituto de Psicologia Humanista e Fenomenológica do Ceará (IPHe-CE).

 

: : MÓDULO IV - 07/04/18 - FUNDAMENTOS BÁSICOS II (Homeostase, Auto-apoio, Awareness e Polaridades)

Convidada: Anna Karynne Melo* (CRP 11/0744)

*Doutora em Saúde Coletiva pela Associação de IES Ampla (UFC/UECE/UNIFOR). Estágio de doutorado sanduíche na Universidade de Coimbra (Portugal), no Centro de Estudos Sociais (CES) com bolsa da CAPES. Professora titular do curso de graduação de Psicologia da Universidade de Fortaleza -UNIFOR. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza. Coordenadora e Professora pesquisadora do APHETO - Laboratório de Psicopatologia e Clínica Humanista Fenomenológica. Pesquisadora convidada do Laboratório de Avaliação e Pesquisa Qualitativa em Saúde (LAPQS) do Departamento de Saúde Comunitária da Universidade Federal do Ceará (UFC).Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1991), especialista em Filosofia e Epistemologia da Psicologia pela Universidade de Fortaleza (1994) e mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2000). Foi supervisora técnica da clinica escola do Curso de Psicologia (UNIFOR), exercendo, posteriormente, a coordenação dos projetos de Plantão e Triagem do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA/NAMI/UNIFOR). Supervisora de estágio em clínica (UNIFOR) há 22 anos. É psicoterapeuta com formação em Gestalt-Terapia com Georges Bloc Boris e Gercileni Campos. Tem experiência na área de clínica com adolescentes e adultos. Atua como pesquisadora nos seguintes temas: subjetividade, adolescência, corpo, psicopatologia fenomenológica, saúde mental, saúde coletiva, pesquisa qualitativa, psicoterapia humanista-fenomenológica e Gestalt-Terapia. Atualmente, desenvolve projetos na área de saúde coletiva, psicoterapia humanista-fenomenológica, clínica e fenomenologia.

10, 17 e 24.mar. e 07.abril

14 às 17h

Investimento:

R$ 50,00
por módulo/ participante ou

R$ 160,00

pacote dos 4 módulos/ participante

Coordenadores:

Jamile Aquilino (CRP 11/10241)

Luiza de Matos (CRP 11/11046)

Yara Pimenta (CRP 11/11079)

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - cinza Círculo

+55 85 3211.1074 I 98202.7902 (Whatsapp)

Av. Desembargador Moreira, 2120, 2º andar, Aldeota I Fortaleza I Ceará I Brasil