top of page
aware Centro Gestalt-terapia I Grupos

grupo de estudo teórico-clínico sobre

SARTRE & GESTALT-TERAPIA: ARTICULAÇÕES CLÍNICAS DO MANEJO DA ANGÚSTIA NA EVITAÇÃO DE CONTATO

OBJETIVO

Estudar a angústia e a evitação de contato a partir da exposição sobre fenomenologia existencial sartreana e gestalt-terapia e da leitura de textos previamente indicados e fornecidos para discussão em grupo.

METODOLOGIA

6 encontros de 2 horas, no formato on-line.

PÚBLICO-ALVO

Psicólogos e estudantes de psicologia.

VAGAS

Limitadas.

Turma com no mínimo 5 e no máximo 25 participantes.

CRONOGRAMA

Início: 11 de março de 2024

Término: 24 de junho de 2024

Data dos encontros: 11/03, 1 e 22/04, 13/05, 3 e 24/06 - 2h por encontro (19 às 21h).

1° Encontro on-line (11/3/24): 

Gestalt-terapia, fenomenologia, existencialismo e humanismo:

  • Texto gerador: BORIS, G. D. J. B. & COSTA, J. F. L. (2022). CONTRIBUIÇÕES FENOMENOLÓGICAS ÀS PSICOTERAPIAS HUMANISTAS IN: E. DUTRA (ORG.). SOFRIMENTO E HISTORICIDADE: O DESAMPARO ÉTICO-POLÍTICO NA CONTEMPORANEIDADE. RIO DE JANEIRO: VIA VERITA, P. 293-304.

2° Encontro on-line (1/4/24): 

Noções Básicas de Fenomenologia

  • Texto gerador: BORIS, G. D. J. B.; BLOC, L. G.  & SOUZA, C. P. DE (2021). (RE)VISITANDO AS NOÇÕES BÁSICAS DE FENOMENOLOGIA. IN: V. MOREIRA & L. BLOC (ORGS.). FENOMENOLOGIA CLÍNICA. RIO DE JANEIRO: IFEN, P. 27-52.

3° Encontro on-line (22/4/24):

A Fenomenologia Existencial de Jean-Paul Sartre

  • Textos geradores: 

  1. SARTRE, J.-P. (2014). O EXISTENCIALISMO É UM HUMANISMO (J. B. KREUCH, TRAD.). RIO DE JANEIRO: VOZES (OBRA ORIGINAL PUBLICADA EM 1946).

  2. BORIS, G. D. J. B. (1985). O PENSAMENTO MARCANTE DE JEAN-PAUL SARTRE (NOTA DE AULA).

Encontro on-line (13/5/24): 

Angústia e ansiedade: uma perspectiva fenomenológico-existencial.

  • Texto gerador: BORIS, G. D. J. B. & BARATA, A. (2017). ANGÚSTIA E ANSIEDADE: UM ESBOÇO HISTÓRICO-CONCEITUAL E UMA PERSPECTIVA SARTREANA IN: F. C. L. DE CASTRO & M. S. NORBERTO. (ORGS.). SARTRE HOJE.  PORTO ALEGRE: FI, V. 2, P. 151-170.

Encontro on-line (3/6/24):

Angústia e psicoterapia fenomenológico-existencial.

  • Textos geradores:  

  1. BORIS, G. D. J. B. (2019). O GESTO FENOMENOLÓGICO DIANTE DA ANGÚSTIA: ELEMENTOS PARA UMA IN: A. M. L. C. DE FEIJOO & M. B. M. F. LESSA (ORGS.).  O GESTO FENOMENOLÓGICO: CORPO, AFETO E DISCURSO NA CLÍNICA. RIO DE JANEIRO: IFEN, P. 231-250.

  2. - BORIS, G. D. J. B. (1985). A GESTALT-TERAPIA DE FREDERICK SALOMON PERLS (NOTA DE AULA).

Encontro on-line (24/6/24):

Angústia e psicoterapia fenomenológico-existencial.

  • Textos geradores: 

  1. BORIS, G. D. J. B. (2016). ANGÚSTIA E GESTALT-TERAPIA: CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO EXISTENCIAL DE JEAN-PAUL SARTRE. XV ENCONTRO NACIONAL DE GESTALT-TERAPIA E XII CONGRESSO BRASILEIRO DA ABORDAGEM GESTÁLTICA. FORTALEZA, P. 1-7.

  2. - BORIS, G. D. J. B. (2018). ANGÚSTIA E MÁ-FÉ: O MANEJO DA EVITAÇÃO DE CONTATO NA GESTALT-TERAPIA IN: E. DUTRA (ORG.). O DESASSOSSEGO HUMANO NA CONTEMPORANEIDADE. RIO DE JANEIRO: VIA VERITA, P. 147-166. 

INVESTIMENTO

R$ 675,00 à vista ou 5 parcelas de R$ 150,00 no cartão crédito.

COORDENAÇÃO

Clarissa2.png
Boris_edited.jpg

Clarissa Garcia é psicoterapeuta (CRP 11/08262) de adolescentes e adultos, mestre em psicologia (UNIFOR) e especialista em psicologia existencialista sartreana (UNISUL), com formação em psicoterapia fenomenológico-existencial com enfoque em Gestalt-Terapia.

 

 

Georges Daniel Janja Bloc Boris (CRP 11/0145) possui estágio pós-doutoral em Filosofia Prática pela Universidade da Beira Interior (UBI, Covilhã, Portugal, 2016), doutorado em Sociologia (2000), Mestrado em Educação (1992) e Graduação em Psicologia (1981) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É professor titular aposentado dos cursos de graduação (1985) e de pós-graduação em psicologia (2002) da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), durante mais de 37 anos, ex-coordenador do Laboratório de Psicopatologia e Clínica Humanista Fenomenológica (APHETO), ex-supervisor de estágios em Psicologia Clínica (UNIFOR), sócio fundador do AWARE (Centro de Gestalt-Terapia), tradutor de Ego, Fome e Agressão: uma revisão da teoria e do método de Freud, de Frederick Perls (Summus, 2002), publicou Falas de Homens: a construção da subjetividade masculina (SECULT/Annablume, 2002; Annablume, 2011 [2ª edição]) e Grupos Vivenciais e Cooperação: uma perspectiva gestáltica (Intermeios, 2013), é psicoterapeuta e supervisor fenomenológico-existencial com enfoque em Gestalt-Terapia (adultos e grupos) e coordenador/facilitador da formação de psicoterapeutas, com Anna Karynne Melo. Ex-presidente do Instituto de Psicologia Humanista e Fenomenológica do Ceará e ex-membro do Grupo de Trabalho Psicologia & Fenomenologia da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia – ANPEPP.

  • Até quando posso me inscrever?
    Você poderá se inscrever até 3 dias úteis antes do início da atividade ou até o encerramento das vagas. O que ocorrer primeiro. As vagas são limitadas. Sugerimos que antecipe sua inscrição.
  • Posso me inscrever em apenas um dos encontros?
    Não. A quantidade de enocntros da atividade foi pensada para garantir um melhor aprendizado. Porém, caso não possa estar presente em encontros on-line, eles serão gravados e podem ser disponibilizados, mediante solicitação, até a conclusão da atividade.
  • Como posso realizar o pagamento?
    O pagamento à vista deve ser realizado off-line via depósito bancário, transferência bancária (dados abaixo) ou PIX (CNPJ 28320079000157). O pagamento no cartão de crédito deve ser realizado on-line, aqui pelo site. Independente da forma de pagamento, você deve fazer sua inscrição on-line no site. Sua inscrição só será confirmada mediante a efetivação do pagamento pela mesma. Inscrições sem o envio dos comprovantes de pagamento em até 72 horas poderão ser canceladas sem aviso prévio. Os comprovantes dos pagamentos off-line podem ser enviados por e-mail (awarecentro@gmail.com.br) ou WhatsApp (85 98202 7902), contendo nome completo. Dados para depósito/ transferência: Aware Centro de Gestalt Terapia CNPJ: 28.320.079/0001-57 Bradesco (237) Agência: 0564
  • Os encontros serão gravados?
    Apenas os on-line. No entanto, serão disponibilizados apenas para quem não possa estar presente em um deles, mediante solicitação, até a conclusão da atividade.
  • Vou receber certificado?
    Sim. Concedemos certificado de todas as atividades, mediante participação em, pelo menos, 75% da carga horária. Preencha seus dados de inscrição com atenção. Utilizaremos os mesmos para emissão do certificado e contatos necessários. Caso adquira mais de um ingresso, favor informar nome completo, e-mail, telefone, WhatsApp e profissão dos demais inscritos. Os certificados são digitais (.pdf) e enviados por e-mail em até 30 dias após o término da atividade. Possuem a descrição da carga horária e conteúdo programático no verso e são aceitos em todo Brasil para horas complementares em universidades, evolução funcional, provas de títulos e melhora curricular. A formação inicial e continuada ou qualificação profissional podem ser ofertados como cursos de livre oferta, abertos à comunidade, com suas matrículas condicionadas à capacidade de aproveitamento da formação, e não necessariamente ao nível de escolaridade, conforme previsto no Art. 42 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Os cursos livres, de desenvolvimento, aperfeiçoamento e capacitação são legais e respaldados no Decreto Presidencial Nº 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1º e 3º e PORTARIA Nº 008, de 25/06/2002 publicado no DIÁRIO OFICIAL – SC – Nº 16.935 – 27.06.2002, não estando subordinada a sua venda ao Ministério da Educação e Cultura (MEC); nem com relação a registro e nem com relação a chancela do certificado, podendo sua grade disciplinar ser idealizada pelo especialista na área do curso a ser desenvolvido. Apenas os cursos de Graduação e Cursos Técnicos Profissionalizantes precisamos ser reconhecidos pelo MEC.
  • Se precisar cancelar minha inscrição, qual a política de reembolso?
    O aware Centro segue o Art. 49 da Lei 8.078/09 do Código de Defesa do Consumidor e, por isso, garante um prazo legal de 7 dias após o pagamento da sua inscrição para o participante solicitar o estorno de pagamento. Após este prazo, não haverá reembolso.
Como e Quem
Quando
Quanto e Com
Dúvidas
bottom of page